Recently, we spoke with Nataša Brailo, one amazing guide who lives a ‘Portugese  way of life’. Now, we decided to make a little info about Dubrovnik in Portugese, and Nataša was happy to help!

Dubrovnik, a Pérola do Adriático
Autora: Nataša Brailo, Dubrovnik em Português

Sobre a cidade

Dubrovnik fica no sul da costa croata do Mar Adriático. É o centro cultural, económico, urbano, administrativo e educacional do sul da região da Dalmácia e Distrito de Dubrovnik – Neretva.
Explorando as ruas estreitas e cheias de lendas, encontra-se dentro da história da cidade que começou no século VII, ou até mais cedo, de acordo com as últimas investigações. Apesar da história turbulente, Dubrovnik conseguiu manter todo o brilho dentro das muralhas magníficas, igrejas cátolicas, palácios e fontes medievais. Em 1979 foi proclamada Patrimônio Mundial da Unesco.

Dubrovnik Em Portugese Txt (15)
Dubrovnik encantou e ainda encanta escritores e artistas do todo o mundo, que não se cansaram de elogiar a cidade. O famoso George Bernard Shaw estava enamorado desta bonita cidade, acerca da qual disse: „aqueles que procuram o paraíso na terra devem vir a Dubrovnik“, enquanto Lord Byron a descrevia como „Pérola do Adriático”. Inegavelmente na moda, Dubrovnik é um cantinho de paraíso na terra que combina a história, que se respira dentro das suas muralhas, com o mar Adriático azul-turquesa que o banha. A maioria de turistas admira às belezas da cidade na temporada alta, em julho e agosto, quando além no conteúdo turístico, pode desfrutar no festival mais conhecido na Croácia – Festival de Verão de Dubrovnik (10 de julho – 25 de agosto), com peças de teatro, folclore, concertos que têm lugar nos palácios e fortalezas da cidade. Orgulhoso pelas muralhas únicas, Dubrovnik esconde também uma das farmácias mais antigas com os produtos da melhor qualidade, a primeira quarentena no mundo, a Républica Ragusina mais velha e mais rica que nossa Crócia hoje.
A cidade é a mais conhecida, a mais visitada, a mais rica, para mim a mais bonita no país, e é um privilégio nascer e morar aqui.

Dubrovnik Em Portugese Txt (6)

Dicas do local

Durante a visita a Dubrovnik, visitem os lugares escondidos que sempre são menos turísticos e às vezes até mais bonitos. Um cantinho assim escondido definitivamente é um dos dois bares Buža (que significa „buraco“) que se encontram nas rochas fora das muralhas, mas ainda na cidade. Uma cerveja fria em combinação com o pôr-do-sol sensacional não seria nada mal, verdade? 🙂 Outros dois lugares incomuns mas muito bonitos seriam o pequeno molhe de Porporela, que é o lugar mais romântico, e a caverna no hotel More, 10 minutos de carro do centro histórico.
De outro lado, os lugares mais turísticos na cidade são as muralhas com um milhão de visitantes por ano (todo o país tem 4 milhões de habitantes), a rua principal, os monumentos imperdivéis como o Palácio do Reitor, Igreja de São Brás, Palácio de Sponza e as fontes de Onofrio para tomar a água fresca e potável e assim voltar um dia.

Dubrovnik Em Portugese Txt (10)

Sobre a autora do artigo

Sou Nataša Brailo, faço tours privados como guia turística licenciada em Dubrovnik, também sou professora de Sociologia e Língua e Literatura portuguesa. Tenho um site chamado Dubrovnik em Português, com as redes sociais que o acompanham. Ultimamente comecei a escrever um blog com as dicas úteis da Croácia, que é o primeiro blog em português escrito por uma croata.

Sejam bem-vindos a Dubrovnik!

Comments